AMOR X DOR: A INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE E DA MORAL RELIGIOSA NAS PERSONAGENS FEMININAS EM “A DAMA DAS CAMÉLIAS” E “LUCÍOLA”



"A influência não cria nada: ela desperta”, é esta reflexão de Gide é que vai nos conduzir ao longo deste trabalho, mostrando que o processo de criação pode se dar pela influência de outra obra, mas que isso não implica em cópia, e sim em insights para o desenvolvimento de uma nova obra. Para tal análise escolhemos nos restringir nas características do Romantismo do século XIX, dando especial ênfase na influência que o Romantismo francês teve sobre o Romantismo brasileiro, analisando duas obras bem conhecidas do período: “A dama das Camélias” de Alexandre Dumas e “Lucíola” de José de Alencar. A leitura dessas duas obras literárias nos levou a uma série de discussões principalmente sobre a atualidade das personagens femininas nesses dois romances, o papel da cortesã da sociedade do século XIX e a tentativa de quebrar estereótipos. Notamos também uma forte influência da religião nas duas obras através da busca de redenção pelo amor puro ou mesmo pela dor, que, nos dois casos, se desdobra em morte.

 Vídeo: Anjo pecador. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=QXC2UriiYX8>.

Artigo disponível em: http://www.academia.edu/346136/AMOR_X_DOR_A_INFLU%C3%8ANCIA_DA_SOCIEDADE_E_DA_MORAL_RELIGIOSA_NAS_PERSONAGENS_FEMININAS_EM_A_DAMA_DAS_CAM%C3%89LIAS_E_LUC%C3%8DOLA_. Acesso em 03 jul. 2018.

Comentários

  1. isso é intertextualidade e acho que a literatura é um veículo de influência muito grande, uma obra pode muito bem influenciar outra, desde que não seja uma cópia , mais uma saudação ao texto referente, para mim esse tipo de coisa é muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, primo! Quando começam suas publicações?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas