Considerações sobre o ensino de francês e as novas tecnologias



Desenvolver o perfil autônomo nos alunos é um desafio para a cultura brasileira, na qual o aluno foi condicionado a creditar seu aprendizado num sistema de ensino, escola, professor, material didático ou método. Contudo, um questionamento deve ser considerado: isto seria verdade ou um mito? Indubitavelmente todos estes fatores contribuem para um aprendizado bem sucedido. O equívoco residiria no fato de se conceber o aprendizado de uma LE como uma via de mão única, dependente somente do sistema de ensino, professores e material didático, sem se considerar o papel do aprendiz; ao fazermos uma análise mais realista e objetiva, observaremos que a aquisição da autonomia não advém do sistema ou da estrutura para os aprendizes, mas da interação entre professor-aluno, alunos-alunos e do objeto de estudo. O aluno é um agente ativo e permanente no processo de aprendizagem rumo ao domínio da LE.

Artigo disponível em: <https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/458>.

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