O ensino de léxico em aulas de francês língua estrangeira: da teoria à prática
Segundo Germain (1993), Jan Amos Komenský (1592-1670), mais conhecido por Comenius, nome latino que adotou, lançou princípios sobre o ensino de línguas em sua obra Didactica Magna (1638). Didática para ele significava “a arte de ensinar”. O autor criou uma teoria geral que propunha objetivos de ensino e os meios para atingi-los. Também se preocupou em tornar a aprendizagem de língua rápida, eficaz e agradável, isto é, sem as punições físicas comuns naquela época. Dentro da concepção de ensino de Comenius, três princípios servem como base para a prática pedagógica: o princípio sensualista, que se opõe ao racionalismo e
ao inatismo; o princípio de ordem e o princípio do prazer. No princípio sensualista, tudo deve passar pelos sentidos, principalmente a visão. É a partir deste princípio que justificamos o uso da ferramenta de busca de imagens do Google para o ensino do vocabulário concreto em sala de aula e também do uso de realia. Uma das obras lançadas por este autor que ilustra esta abordagem é Orbis Sensualium Pictus, publicado em 1632 e parece ter sido o primeiro livro ilustrado para o ensino de línguas.
O foco do artigo abaixo é discutir o ensino do léxico francês, a partir do latim, e através da comparação com as línguas neolatinas, que herdaram esse legado do Império Romano.
http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2011/2259.pdf
Repensarei o significado e buscarei mais acerca do citado - o ensino léxico do Francês - Márcio.
ResponderExcluirIsto entre os tantos assuntos que estão postados, e seguramente, nos acresce .
Meu cumprimento,
Maristela